BLOG

29/09/2022

O que são relatórios contábeis e para que servem?

relatórios contábeis
A Emissão de relatórios contábeis pode parecer uma burocracia interna evitável, mas está associada a diversos benefícios para a sua empresa. Entenda mais sobre isso no decorrer deste artigo.

Sendo uma série de documentos técnicos, os relatórios contábeis descrevem todos os dados relevantes para a empresa e colhidos pelo setor de contabilidade. Por relevantes, falamos aqui de valores associados a custos de dados, investimentos ou compras corriqueiras, despesas, impostos, recebimentos e uma série de outros fatores que precisam ser bem documentados, a fim de serem utilizados na criação de uma boa gestão financeira, por exemplo.

Podendo ser emitidos mensalmente, trimestral ou mesmo anual, os relatórios contábeis podem ajudar o seu negócio a melhor lidar com as contas a pagar e receber, com o desempenho dos resultados, ou apenas documentar as movimentações financeiras a fim de evitar problemas de corrupção ou a necessidade de conduzir ostensivas auditorias.

Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, não hesite em falar conosco aqui da Enfoque Contábil.

Relatórios Contábeis e seus usos

Vale pontuar desde já que os relatórios contábeis podem ser obrigatórios ou não. Os obrigatórios são demonstrações financeiras exigidas por lei, como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e assim por diante.

Relatórios não obrigatórios são aqueles usados internamente, quer seja pela gestão, que deseja entender melhor do desempenho do negócio, quer seja para o melhor acompanhamento dos resultados de uma dada estratégia aplicada.

Como estamos falando de documentos muito precisos e extremamente importantes para um bom planejamento, é essencial para a precisão dos dados presentes nessa documentação, que os profissionais responsáveis pela criação e pesquisa, sejam especializados em contabilidade e tenham um bom conhecimento dos aspectos financeiros da empresa.

Um bom relatório contábil

Para relatórios contábeis obrigatórios, é exigido por lei que a pessoa responsável seja um contador, para evitar erros e garantir a precisão dos dados. Os demais relatórios podem ser emitidos por pessoas comuns, mas da mesma forma que o Estado pede precisão nas informações, a sua empresa também precisa dessa mesma retidão.

Um contador especializado usará bons softwares de gestão financeira assim como métodos científicos, capazes de gerar maior sucesso para a empreitada.

Como falamos mais acima, se o assunto são os relatórios contábeis, obrigatórios ou não, contar com uma equipe contábil especializada é sempre a melhor escolha. Por isso, se tem o interesse de contratar esse serviço, convidamos você a uma conversa com nossa equipe aqui da Enfoque.

A Enfoque Contábil é a assessoria que você precisa

Sabemos bem que o momento de abrir a porta para uma consultoria pode ser assustador, afinal de contas, dados são compartilhados e uma nova ligação é criada com novos profissionais.

Por isso, nós aqui da Enfoque facilitamos esse processo convidamos você agora mesmo para uma conversa, assim poderemos compartilhar alguns dos diferenciais de nossa empresa para você entender bem nossa experiência, nossos mecanismos de segurança e outros elementos.

Esperamos o seu contato desde já. Não deixe de visitar nosso blog para conferir artigos antigos. Um grande abraço e até muito em breve.