BLOG

31/05/2022

Planejamento financeiro: qual a importância para quem é PJ?

O planejamento financeiro de uma empresa leva em consideração uma lista de fatores, a exemplo de contas a pagar, faturamento, ticket médio e mais. Entenda sobre esse tema neste artigo.

O planejamento financeiro empresarial é algo intimamente ligado ao sucesso financeiro da operação. Oscilando a depender da fase de crescimento e amadurecimento de uma empresa, o planejamento financeiro garante que a gestão de capital estará coerente com os objetivos do negócio.

Hoje vamos conversar melhor sobre a importância dessa gestão financeira para quem é PJ, e como você pode se beneficiar da aplicação desses conceitos de gestão à sua rotina.

O Planejamento Financeiro para PJ

A partir do momento em que você se torna PJ, acumula todas as obrigações associadas a essa pessoa. Tal qual uma pessoa física, que tem por obrigação o pagamento de Imposto de Renda, Alistamento e voto, por exemplo, a Pessoa Jurídica também traz consigo obrigações, principalmente no que diz respeito à informação e pagamento de taxas ao Fisco.

Por conta dessa constante órbita das obrigações ao redor do tema financeiro, a gestão financeira se faz realmente importante. Principalmente porque ao lado dessas responsabilidades, existem diversas outras como aquelas devidas aos colaboradores, fornecedores e mais.

O planejamento financeiro entra como uma estrutura, o esqueleto que sustentará a operação. Entendendo bem os limites do negócio e as possiblidades no curto, médio e longo prazo, é por meio dessa gestão que se pode entender quais investimentos são seguros, quando eles podem ser feitos e outras informações importantes.

Um termômetro para entender a viabilidade do negócio

O planejamento financeiro tem o poder de enxergar a sustentabilidade da operação no decorrer do tempo. Para isso, o estudo de indicadores é conduzido lateralmente a uma projeção. O estudo em si consiste no levantamento de dados e o refinamento dos mesmos. Com as informações encontradas, é possível enxergar de forma muito mais clara o que está acontecendo na empresa.

Se você tem dúvidas de como isso se dá, clique aqui e entenda um pouco melhor sobre os KPIs, ostensivamente usados em qualquer rotina de planejamento financeiro.

Com essas estimativas, informações e projeções em mente, é possível traçar o planejamento dos meses subsequentes, prestando atenção nas contas a pagar, na necessidade de repor estoques, nas possíveis expansões e mais.

O planejamento financeiro garante a liquidez de compromissos, evitará o risco de quebrar, aumentará a competitividade da operação e ainda será capaz de evitar a sangria de valores para o pagamento de multas ou taxas ao fisco.

Multifacetado, esse é um serviço de longo prazo, que deve ser sempre atualizado, flexibilizado e revisto, a fim de manter-se a par das flutuações de mercado. Quer entender mais? Converse conosco agora mesmo.

A Enfoque Contábil pode lhe ajudar nessa etapa

Se ao fim da leitura do presente artigo você sentir a necessidade de beneficiar sua operação PJ com o serviço de planejamento financeiro, converse com um dos profissionais da Enfoque Contábil e entenda melhor como podemos lhe ajudar.

Entre os diversos serviços como, controle contábil, BPO Financeiro e mais, nossa equipe está a postos para responder às suas questões.

Entre em contato conosco.