BLOG

12/07/2022

Holding: o que é, como funciona e quais os seus benefícios?

O termo holding aparece com frequência em artigos de gestão empresarial, séries e afins. Confira qual a função e os benefícios de uma holding.
O termo holding aparece com frequência em artigos de gestão empresarial, séries e afins. Confira qual a função e os benefícios de uma holding.

Holding costuma aparecer em contextos de fins sucessórios, proteção de bens e economia com impostos. Uma Holding Familiar, por exemplo, visa concentrar todos os bens da família na empresa, facilitando a transferência de titularidade, segregando o patrimônio e reduzindo custos com o inventário, por exemplo.

Uma holding também costuma ter grande impacto na cultura da empresa, visto que os sucessores podem começar a ser treinados com antecedência, visando uma equipe de gestão sempre alinhada com os interesses, a missão, visão e os valores da empresa.

As principais funções e benefícios de uma Holding

Holding vem do inglês “controlar; manter; segurar; guardar”, e é uma forma de manejar propriedades e empresas de uma forma centralizada. Um grande exemplo brasileiro é o Grupo Silvio Santos, que controla empresas como o SBT, SSR Cosméticos e Lojas do Baú da Felicidade.

A Holding Empresarial nesse caso, garante que os gestores do Grupo Silvio Santos:

Mantêm ações majoritárias em todas as empresas parte do grupo;

Têm total poder de controle dos negócios;

Têm facilidade na mobilidade e transferência de bens;

Capacidade de investir em empresas dos mais diversos ramos, quer seja para fins estratégicos ou de influência no mercado.

Diversas são as formas que uma holding pode tomar, as mais conhecidas são as Familiares, que comentamos mais acima, ou as que seguem logo abaixo:

De Participação: Uma holding desse tipo tem uma porção minoritária numa lista de empresas, costumeiramente por conta de uma estratégia de mercado específica;

De Controle: Quando o objetivo é simplesmente ter o controle societário de empresas e assegurar uma boa gestão centralizada;

Pura: Uma holding pura tem objetivo de participar no capital de uma lista de outras empresas;

Mista: Além de desejar participar de outras empresas, também exerce alguma atividade empresarial;

Patrimonial: Com um viés semelhante ao familiar, o objetivo da holding patrimonial é centralizar bens e facilitar a transferência entre entes cônjuges e herdeiros.

Além dessas 6 modalidades, existe ainda uma versão “Administrativa”, cujo objetivo é melhorar e otimizar o controle da empresa, centralizando tomada de decisões e movimentando todos os negócios de uma maneira mais uníssona.

Administre seus grupos empresariais através de uma holding

Com uma Holding, independente da modalidade comentada acima, você consegue tecer um bom planejamento de sucessão, garantir uma melhor administração de seus grupos empresariais, diminuir a carga tributária, aumentar o retorno de capital por cada investimento e ainda obter acesso a lucros isentos de taxas.

Para determinar qual holding é mais interessante (puras ou mistas, por exemplo), é interessante obter direcionamentos especializados, capazes de enxergar seus objetivos e sua realidade, para indicar o melhor caminho a ser trilhado.

Assim você evita problemas futuros, entendendo qual das modalidades se encaixa melhor a sua necessidade atual.

Enfoque Contábil ao seu lado

Tem interesse de entender melhor sobre o funcionamento de uma holding, assim como as facilidades associadas a ela, converse um pouco com nossos especialistas aqui da Enfoque Contábil.

Possuímos uma vasta bagagem de experiências na área contábil e de gestão financeira, conseguindo esclarecer qualquer dúvida que possa ter.